©2019 by Psicóloga Gabriela Resmini.

Porto Alegre

R.. Comendador Caminha, 312/406 - Moinhos de Vento

Cachoeirinha

Av. Frederico Augusto Ritter, 100, sala 301

Online

(51) 99175 4422

gabiresmini@gmail.com

COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA INDIVIDUAL DE ADULTOS?

A psicoterapia é um tipo de tratamento que busca ajudar a pessoa a lidar com questões emocionais. Nela se discute o que causa o sofrimento emocional e que novas maneiras de enfrentar a situação existem. Também é um processo de apoio, no qual o terapeuta auxilia o paciente acolhendo seu sofrimento sem julgamento e o incentivando a buscar sua melhora.
É um tratamento indicado para: depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, angústia, dificuldade de organização e planejamento, autoestima, distúrbios alimentares, pânico, etc.

COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA INDIVIDUAL DE ADOLESCENTES?

O tratamento para adolescentes exige uma participação maior de sua família. Os responsáveis devem vir à primeira consulta e descrever o que está acontecendo. A partir daí, inicia-se os atendimentos com o adolescente para que este tenha um espaço de escuta fora da família, resguardado o sigilo das informações (exceto em casos de risco). Eventualmente, podem ocorrer sessões conjuntas com a família e sessões somente com os responsáveis, conforme os objetivos terapêuticos.

COMO FUNCIONA A TERAPIA DE CASAL?

A terapia de casal inicia com a presença de ambos, necessariamente, pode ser marcada eventualmente alguma sessão individual. As primeiras sessões serão de avaliação, na qual o casal e a terapeuta discutem os objetivos da terapia e as necessidades do casal. Desde o primeiro momento, a comunicação vai sendo trabalhada para que a terapia seja um espaço de escuta mútua. Identificados os objetivos da terapia, serão dadas tarefas, em sessão ou em casa, para que se aproxime dos objetivos.

Algumas vezes, durante a terapia os casais decidem encerrar a relação e a terapia pode ser um espaço de ajuda e conciliação para as necessidades do momento, principalmente quando envolve disputa de guarda e bens.

TERAPIA FUNCIONA?

Sim! A psicoterapia é uma maneira eficaz de tratar diversos transtornos mentais e de trazer qualidade de vida. Diversos estudos científicos indicam a eficácia dos tratamentos psicoterápicos. 

PSICÓLOGO RECEITA REMÉDIO?

O psicólogo não tem formação para receitar medicamentos. Quem é indicado para tratar os transtornos mentais de forma medicamentosa é o médico psiquiatra. Alguns pacientes de psicoterapia também necessitam de tratamento medicamentoso e isso pode ser avaliado durante as consultas, podendo haver encaminhamento para o psiquiatra.

PSICÓLOGO RECEITA REMÉDIO?

O psicólogo não tem formação para receitar medicamentos. Quem é indicado para tratar os transtornos mentais de forma medicamentosa é o médico psiquiatra. Alguns pacientes de psicoterapia também necessitam de tratamento medicamentoso e isso pode ser avaliado durante as consultas, podendo haver encaminhamento para o psiquiatra.

QUAL O PREÇO DA CONSULTA?

O preço das consultas são informados apenas pessoalmente. A divulgação por valores não é permitida aos psicólogos.

QUANTO TEMPO DURA CADA SESSÃO?

A psicoterapia individual tem duração de 50 a 60 min.

A terapia de casal tem duração de 60 a 75 min.

QUANTAS VEZES PRECISO IR NA CONSULTA?

O tratamento psicoterápico exige uma frequência semanal. Os estudos que avaliam os resultados em psicoterapia em geral partem do mínimo de frequência semanal para atingir os objetivos terapêuticos. Porém, estando de acordo com o plano terapêutico, podemos espassar as sessões ou aumentar frequência. 

Ficou com mais dúvidas?